Como comprar casa: dicas e cuidados a ter

Para muitas pessoas, comprar casa é um dos maiores objetivos de vida e é uma experiencia pela qual eventualmente quase todos passamos. No entanto, para quem nunca o fez, pode parecer complicado.

Comprar casa é na verdade um processo simples mas exige alguns cuidados, principalmente se não recorrer aos serviços de uma agência como a era ou a remax.

Comprar casa é uma boa ideia?

A maioria das pessoas acha que comprar é sempre melhor que arrendar. Isso não é sempre verdade! Por vezes pode fazer mais sentido arrendar, e não o digo por questões de principio ou de liberdade, digo-o mesmo em termos económicos e financeiros. Por incrivel que possa parecer, arrendar pode ser mais barato nalguns casos. Tudo tem a ver com taxas de juros e com retorno esperado no investimento. Mas não vou entrar em detalhes sobre a discussão entre comprar ou arrendar casa.

Pressuponho que chegou à conclusão que comprar é a melhor opção para si.

Recorrer a uma agência imobiliária

A maioria das pessoas recorre a uma agência, não só para encontrar casa mas também para ter a ajuda necessária ao longo de todo o processo. Isto não é de todo mau mas quero primeiro que compreenda os custos associados com este serviço.

comprar casa na remax

Uma agência imobiliária cobra tipicamente entre 3% e 5% ao vendedor. As imobiliárias “pequenas” são mais amigas e as imobiliarias grandes como a era ou remax cobram 5%. Este valor é cobrado ao vendedor, ou seja se por exemplo você comprar uma casa por 100 mil euros, o vendedor terá que pagar 5 mil desses 100 à agência. Pode parecer irrelevante ou indiferente para si mas fique sabendo que isso aumenta os preços.

A conversa habitual do vendedor é “eu quero x pela minha casa”, pelo que a agência o que faz é colocar o imovel à venda por x + comissão!

A minha opinião é: se puder evitar as agências, faça-o! vai sair mais barato e é mais fácil negociar direto com o vendedor.

O timing certo para comprar casa

A melhor altura para comprar a habitação própria é quando precisa dela! Não adie a decisão de mudar de casa só porque acha que o mercado vai subir ou descer. A verdade é que praticamente ninguém consegue “adivinhar” o futuro com clareza.

Os preços das casas são influenciados por muitos fatores como o emprego e a inflação. Com covid ou sem covid, não pense que pode prever o futuro ou a direção dos mercados.

A decisão de comprar casa deve ser feita com base na sua situação pessoal e não com base em pressentimento de que vai subir!

Pense no longo prazo!

Se está a procurar casa para viver com a sua cara metade, pense em como vai ser a sua vida daqui a 10 anos. Mudar de casa é transtornante e quanto menos vezes o fizer melhor. Se está a planear ter filhos, considere isso na equação. Não compre um T1 a pensar que para já chega e daqui a 2 anos vê-se. Isso fica-lhe mais caro e consome-lhe muita energia!

como comprar casa
buy or sell real estate concept, Sale representative offer house purchase contract to buy a house or apartment and give home key chain to customer

Esta situação só é aceitavel se estiver a pensar que esta casa vai ser para arrendar num futuro proximo quando comprar a sua casa definitiva. No entanto fique sabendo que comprar para arrendar embora possa ser bastante rentável, também pode ser uma enorme dor de cabeça!

Leia também: investir em imobiliário.

Obter financiamento

Comprar a crédito é o caso mais comum e por isso é importante falar na obtenção de crédito.

A minha sugestão é apenas uma: compare ofertas! A maioria das pessoas aceita a primeira oferta que lhe é feita (tipicamente pelo banco onde tem conta aberta) e nunca pede uma segunda opinião.

Procure uma segunda oferta!

Ou até mesmo uma terceira mas pelo menos uma segunda. Umas décimas no spread traduzem-se em centenas ou milhares de euros poupados ao longo dos anos!

Os bancos definem o spread (margem de lucro do banco acima das taxas de juros diretoras) com base no perfil de risco do cliente e por vezes fazem um desconto neste spread para angariar um novo cliente. Em 80% dos casos o cliente fica a ganhar em mudar de banco!

Quanto pode gastar?

A maioria das pessoas quer casa entre x e y, sem saber que podem ter uma casa entre w e z. Saber antecipadamente quanto pode financiar pode influenciar a sua decisão, pode até fazê-lo procurar casa num sitio diferente. As agencias imobiliárias prestam este serviço gratuitamente mas se as quer evitar, o seu banco também lhe pode dizer até onde pode ir.

Para isso vai precisar de apresentar:

  • últimos 3 a 6 recibos
  • irs do último ano

Para a obtenção efetiva do crédito irá precisar de mais documentação mas para saber o seu potêncial de crédito, estes documentos deverão ser suficientes.

Comprar casa por sua conta

Comece por verificar a veracidade da documentação. A identificação do vendedor e do imóvel (caderneta predial).

No caso de um imóvel para habitação, o imóvel só pode ser vendido se tiver licença de habitabilidade e certificação energética. Estes documentos são da responsabilidade do vendedor mas muitos não sabem que precisam de obter o certificado e isso pode atrasar o processo.

Após ter verificado que esses documentos estão em ordem terá que fazer um um contrato-promessa de compra e venda. Isto é um documento que identifica o vendedor, o comprador, o imóvel a ser transacionado e o valor pago como sinal.

Se está a comprar diretamente ao vendedor ele provavelmente sabe o que está a fazer e já procurou um contabilista ou solicitador para redigir este documento.

Depois de pago o sinal e assinado este documento, o vendedor irá marcar uma data para a escritura.

A escritura é o ato oficial par venda da casa. Não se preocupe muito com o texto da escritura pois ele vai ser analisado pelo funcionario do banco que vai estar consigo para “passar o cheque” no momento da escritura.

Atualmente o notário encarregue pela escritura costuma fazer o registo deste ato junto do registo predial. Pergunte no notário se isso está incluido na escritura já que normalmente quem paga a escritura é o comprador do imóvel.

Se tiver dúvidas quanto a algum documento, procure um solicitador. É preferivel pagar 100 ou 200€ a um solicitador para tratar do processo do que pagar ou 7 mil a uma agencia imobiliária.