(Atualizado em 7 Março 2021)
No último dia do ano o preço do bitcoin chegou a máximos históricos de cerca de 28800$. Desde o inicio de 2020 que tenho vindo a dizer que o bitcoin ainda é um bom investimento e quem o fez tem os meus parabéns pois quem investiu no inicio do ano já quadruplicou o investimento.
Com a recente corrida à moeda digital e o tema a vir à baila nas reuniões familiares, a pergunta repete-se: o bitcoin é um bom investimento?
A minha resposta é: depende!
Quem deve investir em bitcoin?
Bitcoin é um ativo especulativo. Tal como o ouro! Não produz nada! Apenas tem um preço que é afetado por oferta e procura. Neste tipo de ativos olho para o problema como sendo uma questão de probabilidades face aos fatores externos.
O que é certo é que como tenho vindo a prever, finalmente os investidores institucionais começaram a comprar ao longo deste ano e vão continuar e até aumentar ao longo de 2021. Como eles movem muito dinheiro é inevitável que afetem o preço. com apenas esse argumento seria de esperar que o preço continuasse a subir mas há um lado reverso: o pequeno investidor que ficou queimado em 2017/2018 está agora a colher alguns frutos e a vender com algum lucro para poder dizer que não perdeu dinheiro.
Para além disso ainda é imprevisível as consequências do covid-19 na economia. Não me surpreenderia se de repente os pequenos investidores começassem a ter que vender bitcoin para pagar as contas.
Face às circunstancias atuais não posso afirmar com nenhum grau de certeza qual a probabilidade do preço subir ou descer.
Então como ficamos?
A minha sugestão é a seguinte: Faz sentido ter uma pequena percentagem do portfólio em bitcoin. Pelo menos para mim! Mesmo com os níveis elevados de risco que vejo atualmente. Entre 3 e 5% do portfólio alocado para bitcoin parece-me uma escolha sensível. Mais do que isso torna-se quase uma loucura e menos que isso é também insensato, porque ainda temos boas chances do preço continuara a subir e de a inflação começar a corroer os nossos pequenos euros.
Comprar bitcoin com o intuito de ficar rico depressa é uma muito má escolha e o mais certo é correr mal.
Bitcoin é um ativo muito especulativo que a meu ver tem lugar apenas numa carteira já bem estruturada com objetivos bem definidos.
Veja: como construir uma carteira diversificada
Quem NÃO deve comprar bitcoin?
- Quem precisa desse dinheiro!
- Quem acha que vai ficar rico com bitcoin
- Quem não tem ainda uma carteira bem diversificada com outros ativos
A maioria dos compradores (não institucionais) são jovens que compreendem a tecnologia. Para eles perder a totalidade do portfólio não é importante. O “portfólio” deles é um ou 2 ordenados que facilmente recuperam e apostar em bitcoin é algo que lhes dá a esperança de serem ricos depressa. Nesse caso sublinho APOSTAR. Nada tenho contra eles, é graças a eles que o bitcoin existe mas para quem leva o dinheiro a sério, fazer all-in em bitcoin é (em minha humilde opinião) uma loucura, principalmente aos preços e circunstâncias de hoje.
Para concluir
Venha 2021 com o bitcoin a 50000$. Eu acredito que o preço vai chegar aos 50000$ algures em 2021 ou 2022 mas daqui até lá temos fortes probabilidades de haverem solavancos e quedas abruptas no preço.
Eu mantenho 5% em bitcoin e sugiro manter entre 3-5% para os casos que já mencionei.
Note que sou apenas mais um individuo com uma opinião e não um conselheiro financeiro.
Boa sorte nos seus investimentos e bom 2021!
Leia também: como comprar bitcoin em segurança
Atualização em fevereiro
É sempre interessante analisar as nossas notas e previsões e devo dizer que estou surpreendido que a minha previsão de $50000 se tenha realizado tão depressa. Mas a verdade é que não posso deixar de recomendar cautela aos novos investidores. Tenho visto muita gente nova a aderir à onda de subida do bitcoin, muito wishful thinking e muita ganancia.
Depois de uma escalada tão rápida parece-me altamente provável uma forte correção e não me surpreendia se o bitcoin voltasse num futuro próximo a rondar os $20000.
Como sempre, recomendo para os outros o que eu faço com a minha carteira mas relembro que é apenas a minha opinião pessoal e cada um deverá consultar apoio profissional pois as circunstancias de cada um de nós são diferentes.
Assim sendo não recomendo a ninguém (de momento) a compra de qualquer cripto. Embora ainda detenha uma pequena posição de bitcoin e monero não recomendo a ninguém investir em criptomoeda a estes preços e até recomendo a reduzir se já tiver comprado.
Face aos preços desde o inicio de 2021 a minha posição de cripto quase duplicou e decidi portanto reduzi-la em cerca de 2 terços, ficando portanto com uma posição ainda mais pequena do que a que detinha no inicio do ano.
Habitualmente só faço alterações ao portfolio 2 vezes por ano (no Natal e no S. João) mas dadas as circunstâncias do mercado pareceu-me boa ideia reduzir a minha posição.
Fica assim a dica. Pensem por vocês mesmos e não se deixem encantar pela corrida aos lucros rápidos.