As principais instituições financeiras, ao lado de duas empresas de blockchain, uniram-se para considerar as implicações do desenvolvimento de uma moeda digital interbancária.
A parceria envolvendo o BNP Paribas (o oitavo maior banco do mundo em ativos), CA CIB, Caisse des Dépôts, Tokeny e The Blockchain XDEV explorará como as instituições financeiras podem realizar transações usando moedas digitais.
De acordo com o anúncio de ontem, o projeto piloto será lançado na blockchain do Tezos e Ethereum, e está programado para ser concluído no próximo ano.
“Os participantes [do projeto] considerarão particularmente as implicações da liquidação ‘atômica’ de entrega versus pagamento de tokens ou títulos regulamentados trocados num blockchain – onde tokens de segurança e os tokens de dinheiro existem no mesmo livro razão”, diz o anúncio.
Notavelmente, o projeto também explorará o impacto operacional do desenvolvimento de uma moeda digital interbancária, bem como a execução de diversas experiencias para o novo meio de pagamento.
Além disso, a experiência será conduzida sob a supervisão regulatória da União Europeia e estará em linha com o projeto de pesquisa da moeda digital do Banco Central.
Lembrou que a UE recentemente avaliou a possibilidade de emitir um CBDC para a zona do euro, o que levou vários países da região, incluindo França, Espanha e Estônia, a trabalhar no desenvolvimento de um Euro digital.
Tezos e Ethereum obtêm o reconhecimento merecido
Os atraentes recursos e serviços hospedados em ambas as blockchains não passaram despercebidos, pois recebem continuamente o merecido reconhecimento, o que os levou à seleção de projetos conceituados.
Em meados de setembro, a Tezos foi escolhida por um dos desenvolvedores do experimento France CBDC, Societe Generale – Forge, como a tecnologia que irá impulsionar o projeto.
A mudança também viu a Societe Generale – Forge colaborar com vários fornecedores e consultores de tecnologia, incluindo o Nomadic Labs, um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento de Tezos, para explorar sua experiência no desenvolvimento do euro digital.
Um mês depois, a Societe Generale-Forge anunciou a adição da empresa de software Ethereum ConsenSys à sua lista de parceiros para o projeto.
A cripto-moeda Tezos faz parte da pequena lista de moedas que entram no nosso portfolio.